quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Agência anuncia na web "velório" do Internet Explorer

Depois de diversos sites já terem abandonado a compatibilidade com o navegador e outros anunciarem que deixarão de lhe dar suporte, foi lançado ontem na internet um convite para o seu "funeral".
O site IE6 Funeral (ie6funeral.com), criado pela agência Aten Design Group traz a seguinte mensagem: "O Internet Explorer 6, atuante na internet há oito anos, morreu na manhã do dia primeiro de março de 2010, em Mountain View, na Califórnia, como resultado de um ferimento sofrido em seu local de trabalho na sede da Google, Inc. O Internet Explorer 6, conhecido por amigos e familiares como 'IE6', continuará vivendo em seu filho Internet Explorer 7 e sua neta Internet Explorer 8. O Funeral será no dia 4 de março, às 07h"
O site ainda abre espaço para que pessoas deixem suas condolências e confirmem ou não sua presença no funeral.
O blog da agência explica que o anúncio feito pelo Google de que a partir de março deixará de prestar suporte ao IE6 foi o motivo para a criação do site. Para eles, a futura incompatibilidade dos serviços oferecidos pelo Google ao navegador não causa um grande impacto aos serviços prestados pela agência, uma vez que continuarão oferecendo produtos compatíveis ao IE6, porém o anúncio é um passo muito importante na evolução da internet e, para a agência, um ótimo motivo para que a comunidade local de web designers se reuna para comemorar.
Nesta quarta-feira, foi anunciado que a partir do dia 13 de março o YouTube também não oferecerá mais suporte ao acesso feito via Internet Explorer 6. A suspensão do suporte ao antigo navegador da Microsoft também acontecerá com outros produtos da Google, como o Google Docs.
De acordo com o jornal The Washington Post o funeral será na própria sede da Aten Design Group e aqueles que não puderem comparecer, estão convidados a enviar flores para o endereço disponibilizado no site. O jornal ainda lembra que para aqueles que decidirem prestar suas condolências pessoalmente, a agência ironicamente sugere "trajes fúnebres", mais apropriados para um velório.

TV por assinatura cresce no Brasil e já atinge 25 milhoes de pessoas

O mercado de televisão por assinatura brasileiro registrou 149.913 novos clientes em janeiro, o que representa crescimento de 2,01 por cento sobre dezembro, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quarta-feira.

Segundo a Anatel, a TV por assinatura entre outros serviços a cabo, por micro-ondas e por satélite, hoje chega a 7,6 milhões de domicílios, atingindo cerca de 25,2 milhões de pessoas em todo o país, levando em conta cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os maiores índices de expansão no número de assinantes de TV paga no país nos últimos 12 meses foram registrados nas regiões Norte e Nordeste.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Google quer virar midia social

A Google vai lançar o Buzz, uma tentativa de concorrer com facebook, orkut, twitter e afins. Matéria completa em
http://www.adweek.com/aw/content_display/news/digital/e3ie48d97158d5e56599c29efd8bbb7351b

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O blog volta a ativa

Iniciamos uma nova turma de Convergência das Mídias e entra em ativa nosso blog. Bem-vindos nossos novos autores, que a partir de agora devem estar atentos a todas as novidades da comunicação convergente.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

O Profeta da Convergência

O Profeta da Convergência
Se Marshall McLuhan foi consagrado o santo padroeiro da revolução digital, da mesma forma podemos escolher o falecido cientista político do MIT Ithiel de Sola Pool como o profeta da convergência das mídias. Seu Technologies of Freedom (1983) foi provavelmente o primeiro livro a delinar o conceito de convergência como uma força de mudança nas indústrias midiáticas:
Um processo chamado “convergência de modos” torna imprecisas as fronteiras entre as mídias, e mesmo entre a comunicação ponto-a-ponto, tais como o correio, o telefone e o telégrafo, ou a imprensa, o rádio e a televisão. Um único meio físico – sejam fios, cabos ou ondas – pode transportar serviços que no passado eram oferecidos separadamente. De modo inverso, um serviço que no passado era oferecido por um único meio – seja a radiodifusão, a imprensa ou a telefonia – agora pode ser oferecido de diversas maneiras físicas diferentes. Assim, a relação um-a-um que costumava existir entre uma mídia e seu uso está desgastando-se.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Câmera de notebook leva polícia a ladrões de eletrônicos nos EUA

A tecnologia está cada vez mais avancada e surpreendendo cada vez mais. A cerca de duas semanas em White Planes (NY) um apartamento foi invadido por dois ladroes que levaram bebidas alcoolicas, games, televisao, mas a sorte da dona do apartamento foi que eles levaram também o seu notebook. Sorte sim, pois ele era equipado com um programa chamado Back To My Mac que permite acesso remoto ao computador.
Kait Duplaga, a dona do computador conseguiu ativar a webcam e tirar fotos dos ladroes. As fotos foram entregues a policia e os dois foram presos, gracas a tecnologia. Mas formam liberados apos pagar a fianca de US$ 3,5 mil e US$ 7,5 mil.

Fonte: The New York Time

Blu-Ray

Disco óptico de última geração, lançado no mercado em 2003, o Blu-Ray é a tecnologia criada originalmente pela Sony que pretende substituir o DVD nos próximos anos. Cada disco tem a mesma dimensão de um DVD, mas tem capacidade para gravar seis vezes mais informações (vídeo, áudio ou dados de computador) que seu antecessor.

O nome é uma referência à cor do laser utilizado para ler os discos. Entre 2003 e 2008, o Blu-Ray enfrentou a concorrência do HD-DVD, da Toshiba, que se apresentava como outra opção para substituir o DVD.

Em fevereiro de 2008, a Toshiba anunciou oficialmente que não iria mais desenvolver o produto, abrindo o caminho para que o Blu-Ray se popularizasse.

O que é avatar?

Termo que vêm do sânscrito, significa literalmente 'encarnação'. Na internet, é utilizado para designar a representação gráfica que cada usuário cria para si mesmo em um fórum de discussão, em uma sala de chat, em um jogo ou em um mundo virtual como o Second Life.

Hackers enganam xeretas com 'chave' para cadeados do Orkut

Esses hackers não desistem...

A matéria é bem legal: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL464781-6174,00-HACKERS+ENGANAM+XERETAS+COM+CHAVE+PARA+CADEADOS+DO+ORKUT.html

Novo consumidor

O consumidor de hoje nunca conheceu um mundo sem Internet. Quando estamos interessados em comprar algo, logo vamos buscar na Internet informações sobre este produto.

O autor do artigo por exemplo, estava interessado em comprar um celular Treo 360 e entrou no google para fazer uma pesquisa. Em um blog sobre tecnologia móvel encontrou uma análise do aparelho, classificando-o como uma opção de ótima relação custo/benefício. Por ele não conhecer o autor do blog não teria motivos para confiar naquela informação. Mas quarenta usuários já haviam comentado a opinião, e o link do blog foi o primeiro resultado mostrado no google, que é um site de busca extremamente confiável. O autor resolveu ir ao site de comparação de preços Buscapé e havia um comentário de uma pessoa que comprou o aparelho e descobriu que o aparelho é realmente muito bom, porém faltou o Wi-Fi, e por este motivo o autor desistiu da compra. Esta história que pode acontecer com muitas outras pessoas comprova que a Internet cada vez mais está mudando a forma de comprar e influenciando na compra.

Os jovens nascidos na década de 90, na Era da Internet estão crescendo e virando os consumidores do presente e do futuro, por isso as empresas estão preocupadas a adaptar seus recursos e formas de divulgação a Internet para atender a este novo publico.

Fonte:GUN, Murilo. Geração online está mudando os hábitos de consumo. Revista Algo Mais, Recife, v.25, Pensando Bem, p.12, abril 2008.

sábado, 10 de maio de 2008

Caneta MP3 Player, para escrever e curtir um som / ANDRE LOUREIRO

A Caneta MP3 Player, da Gotec, serve até para escrever. Ela é um daqueles gadgets tudo-em-um, que toca música, faz gravação de voz e armazena dados, como um pen drive.
O produto tem 256 MB de memória interna e bateria recarregável pelo conector USB. Os botões de controle do player ficam no corpo da caneta. Um fone de ouvido vem junto com o tocador, que custa 149 reais.
É uma boa para levar para a escola ou faculdade. Só não dá para esconder do professor que você está ouvindo um som durante a aula, enquanto escreve, pois o fio nada discreto entre a caneta e seus ouvidos denuncia tudo.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Oi lança selo musical, de olho em distribuição de conteúdo/ ANDRE LOUREIRO

Depois de munir-se com a venda convergente de telefonia móvel, fixa, banda larga e TV, a Oi pavimenta o caminho da oferta de conteúdo com o lançamento de um selo musical próprio. Por meio de uma parceria com a produtora independente MZA Music, a operadora quer aproveitar a tendência no mercado fonográfico de distribuição de conteúdo em novas mídias, como telefone móvel e internet.Segundo a empresa, o Oi Música abrirá espaço a bandas ainda desconhecidas pelo grande público. A primeira aposta do projeto será o "El Niño", grupo do ex-surfista Teco Padaratz, que poderá ser conferido na Oi FM a partir de maio."A convergência de elementos como interatividade, distribuição de conteúdos integrando diferentes plataformas, como é a característica do projeto Oi Música, estão alinhados à estratégia da Oi", disse o diretor de Novos Negócios da empresa, José Luís Volpini, em nota.
07/05 - 19:54 - Agência Estado

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Windows 7 terá aplicativos online ....ANDRE LOUREIRO

O próximo sistema operacional para micros da Microsoft trabalhará integrado ao site Windows Live.
Aplicativos como Galeria de Fotos, Windows Mail e Movie Maker deixarão de ser instalados com o sistema operacional. Em vez disso, o Windows passará a empregar os serviços online correspondentes do site Windows Live. O plano foi descrito num memorando interno da Microsoft em agosto do ano passado. Esse documento foi recentemente publicado na web pela blogueira americana Mary Jo Foley. O texto é assinado por três vice-presidentes da Microsoft, que contam como o Windows Live deverá evoluir e se integrar ao Windows e ao Office.
Alguns dos aplicativos online que deverão ser integrados ao Windows 7 já fazem parte do Windows Live. Três exemplos são Messenger, Galeria de Fotos e Writer (o editor de blogs). Outros estão em desenvolvimento, como o Windows Live Movie Maker, conhecido pelo codinome Sundance. O cardápio completo deverá fazer parte do chamado Windows Live Wave 3, a próxima geração do pacote de serviços online da Microsoft, que poderá ser liberada ainda neste ano se a equipe de desenvolvimento cumprir o cronograma.
Uma dúvida é se a Microsoft vai começar a cobrar pelos serviços online. A empresa chegou a distribuir a alguns testadores cópias beta de um produto chamado ValueBox (codinome Albany). Ele incluiria o pacote de aplicativos Office Home and Student (que agora é vendido no Brasil por 199 reais) e acessos ao Windows Live OneCare e ao Office Live Workspace. Como se sabe, diferentemente do rival Google Docs, o Office Live Workspace apenas armazena documentos, sem oferecer a possibilidade de editá-los no próprio browser. A idéia do ValueBox seria oferecer o pacote Office, para edição no micro, junto com os serviços online complementares. Com aplicativos online como o Google Docs ganhando popularidade rapidamente, é natural que a Microsoft também ofereça alguma coisa online para se contrapor a eles.
Quanto ao Windows 7, o cronograma oficial continua prevendo que fique pronto no fim de 2009, com início das vendas avulsas no início de 2010, três anos depois do lançamento do Vista. Claro que, como todos sabemos, a Microsoft nem sempre cumpre o cronograma. Assim, ninguém deve estranhar se o Windows 7 demorar mais que o planejado para ficar pronto.

domingo, 4 de maio de 2008

GOOGLE MAPS............. ANDRE LOUREIRO

Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido pela empresa Google.
Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na Europa, Austrália e Brasil, entre outros. Disponibiliza também imagens via satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como Nova Iorque.
Juntamente com o lançamento da versão brasileira do Google Maps, a empresa introduziu o Local Business Center, ferramenta que permite com que qualquer empresa faça seu cadastro e seja então encontrada no Google Maps por qualquer usuário. No cadastro as empresas podem preencher seus dados cadastrais, horário de atendimento, formas de pagamento, logotipo e fotos, sendo necessária confirmação do cadastro através de uma ligação telefônica, SMS ou carta.
Com uma conta Google, já é possível destacar as suas próprias rotas, pontos e áreas, gerar comentários e compartilhar os respectivos links de acesso ao mapa criado. Também é possível gerar um arquivo KML para integração com o Google Earth.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Tv Digital

A televisão digital no Brasil remete à implementação do sistema digital de televisão no Brasil que entre 2005 e 2007 se definiu de maneira significativa, apesar de muitas polêmicas quanto ao padrão adotado e alguns impasses ainda pendentes.

A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, às 21h20, na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo. A solenidade reuniu mais de 2000 pessoas e contou com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e de grandes empresários do setor.

Em 7 de abril esta Televisão chegou à Belo Horizonte, e no dia seguinte (8 de abril) chegou ao Rio de Janeiro. Em ambas a Televisão Digital foi inaugurada pela RedeTV!.[1]

Está programada uma campanha para popularização da televisão digital brasileira a partir de maio de 2008. Esta incluirá demonstrações em pontos de grande circulação[2].
Índice

MAITê

PODCAST

Os podcasts --também chamados de podcastings-- são arquivos de áudio transmitidos via internet. Neles, os internautas oferecem seleções de músicas ou falam sobre os mais variados assuntos --exatamente como acontece nos blogs. A palavra que determina esta nova tecnologia surgiu da fusão de iPod (toca-MP3 da Apple) e broadcast (transmissão via rádio).

Além de possibilitar a divulgação de diversos temas --que rádio teria programas para fãs de "Star Trek" ou admiradores de literatura russa?--, os podcasts libertam os ouvintes da grade de programação. Os arquivos, baixados em computadores ou tocadores portáteis, podem ser ouvidos a qualquer hora.

Como ouvir

Para receber podcasts em seu computador, o usuário deve instalar um agregador de informação em seu micro. Atualmente, um dos mais populares é o software gratuito iTunes, da Apple, que atualiza os programas selecionados pelo usuário. iPodder e Primetime Podcast Receiver também estão entre as opções.

É necessário cadastrar estes programas no agregador para que a atualização aconteça automaticamente. Assim, o usuário deve entrar na página de um podcast, clicar com o botão direito no link "RSS" ou "XML"
-- XML --, selecionar a opção "copiar atalho" e colar o endereço selecionado no agregador. Do computador, estes arquivos podem ser transferidos para tocadores portáteis.


MAITÊ

O que é 3G?

A terceira geração de telefonia celular amplia a capacidade de envio e recebimento de dados pela rede das operadoras móveis. Com isso, o usuário consegue acessar aplicativos de dados sofisticados com velocidade. Um dos exemplos é a videochamada, que permite ao interlocutor ver com quem está falando. Além disso, o 3G permite às operadoras móveis oferecer serviços de acesso à internet em banda larga com velocidades semelhantes às encontradas em ofertas que usam tecnologias como o ADSL e o cabo, usadas por empresas de telefonia fixa e TV a cabo.

Anatel e operadoras assinam contratos de 3G...

Nesta terça-feira, 29/04, Claro, Vivo, TIM, Oi, CTBC e Telemig Celular assinaram os contratos de 3G na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em cerimônia realizada pela manhã.
A TIM anunciou que a partir de 1º de maio oferecerá o serviço nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, utilizando a freqüência de 2.1GHz adquirida no leilão.
Desde 16/04, a operadora mantém rede 3G em operação em seis cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife e Salvador, usando a freqüência de 850 MHz, que já tinha sido adquirida anteriormente. Além da TIM, Claro, Telemig Celular, CTBC também têm ofertas de 3G.
Entenda a demora na assinatura dos contratos
O leilão de 3G foi realizado em dezembro, mas apenas há cerca de uma semana o
TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou o negócio. A análise do TCU considerou três aspectos: exame de viabilidade da concessão ou permissão; exame do edital e da minuta dos contratos, exame da habilitação e do julgamento das propostas. A aprovação de todas elas foi unânime.
Claro, Vivo, TIM, Oi, CTBC e Telemig Celular adquiriram faixas de freqüência de 1,9GHz e 2,1GHz, para oferecer serviços em diversos estados do Brasil. O valor total chegou em R$ 5.338.728.474,08, com ágio de 86,67% sobre os R$ 2.859.913.737,08 estimados pelo Governo.

Primeiro dicionário da língua portuguesa foi digitalizado e está na Web

O primeiro dicionário da língua portuguesa foi inteiramente digitalizado por alunos e docentes do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e já está disponível para consulta pública e gratuita na Internet. O trabalho de digitalização, que durou cerca de um ano e meio, contou com apoio financeiro da Biblioteca Guita e José Mindlin. Trata-se do Vocabulário portuguez e latino, de autoria do padre Raphael Bluteau (1638-1734), que nasceu em Londres e mudou-se para Portugal em 1668.
Os primeiros oito volumes que compõem o dicionário foram publicados ao longo de dez anos: volumes 1 e 2 em 1712, volumes 3 e 4 em 1713, volume 5 em 1716, volumes 6 e 7 em 1720 e o volume 8 em 1721. Juntaram-se a esses oito volumes dois suplementos publicados entre 1727 e 1728, contendo mais de 5 mil vocábulos que não constavam nas edições anteriores.
Para padronizar as relações entre as ciências humanas e as tecnologias da informática, o projeto incluiu ainda a criação de um sistema de busca, em que o usuário pode procurar uma palavra tanto com base na ortografia atual como naquela empregada no século 18.
“O dicionário é composto por cerca de 43,6 mil verbetes. Um exemplo é a palavra açúcar, que na época se escrevia ‘assucar’. Além de poder encontrar esse vocábulo por meio dessas duas formas, o usuário pode buscá-lo com acento e sem acento”, disse a coordenadora do projeto Dicionários no IEB, Márcia Moisés Ribeiro, à Agência FAPESP.
“O sistema de busca permite ainda a navegação pelo dicionário por meio de cada letra do alfabeto”, conta. O projeto Dicionários no IEB tem como objetivo disponibilizar em versão digital dicionários de difícil acesso ao grande público.
Segundo a historiadora, esse tipo de iniciativa contribui para a preservação da obra enquanto documento raro, permitindo a maior divulgação do patrimônio cultural da língua portuguesa na rede mundial de computadores.
“Além de evitar o excessivo manuseio das obras raras, esse tipo de projeto permite o encurtamento das distâncias, gerando uma economia para as pesquisas com o deslocamento dos profissionais, principalmente nas ciências humanas como história, sociologia e letras", afirma.
A idéia de digitalizar o Vocabulário portuguez e latino, conta Márcia, surgiu em outro projeto de digitalização de obras raras, o Brasil Ciência, desenvolvido no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, entre 2002 e 2006, com apoio da FAPESP na modalidade Jovem Pesquisador.
“A proposta do Brasil Ciência foi digitalizar obras dos séculos 17 e 18 relacionadas ao pensamento científico brasileiro. O resultado foi a elaboração de um banco de dados digital com cerca de 800 documentos e 120 livros raros na íntegra, que também estão disponíveis no site do IEB para consulta pública e gratuita”, afirma a historiadora.
No âmbito do projeto Dicionários no IEB, Márcia explica que os próximos a serem trabalhados são os dicionários o Tesoro de La Lengua Guarani (1639), de Antonio Ruiz Montoya, o Diccionario Histórico e Documental (1899), de Souza Viterbo, e o Diccionario da Lingua Portuguesa (1813), de Antonio de Morais Silva.
“A digitalização dessas obras deve começar em maio e deverão estar on-line em um prazo de aproximadamente seis meses”, prevê.
*Do papel para a Web.

Robô Asimo vai reger apresentação de orquestra nos EUA ...

São Paulo, 29 de abril de 2008 - O humanóide Asimo da Honda será o maestro da apresentação da Orquestra Sinfônica de Detroit no dia 13 de maio.
O robô da Honda roubará a atenção na noite de abertura do primeiro concerto da temporada da OSD de Detroit com a perfomance "Impossible Dreams."
Um dos objetivos da iniciativa é chamar atenção para os programas educacionais da OSD, numa tentativa de encorajar crianças a se interessarem por música clássica. Recentemente, a Honda concedeu US$ 1 milhão para criar o fundo "The Power of Dreams Music Education", com o intuito de reforçar a educação das crianças pela música.

*cada vez mais a tecnologia nos surpreendendo.Comentem!!!

www.uol.com.br